sexta-feira, 30 de outubro de 2009

EXPERIENCIA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRICULO

Professora: Maria Conceição Borges Nascimento
Disciplina: Língua Portuguesa

Atividades desenvolvidas

Estudo do tema proposto;
Pesquisa na internet sobre o assunto.
Assistir ao filme: Ilha das Flores.
Elaborar um PowerPoint sobre o assunto.
Elaborar um texto argumentativo sobre o assunto.

Objetivos da atividade
Conscientizar os alunos sobre as sérias distorções na organização material da sociedade capitalista, proporcionando momentos de reflexão, discussão e sensibilização a respeito da manipulação que a mídia exerce sobre a população.
Conteúdos trabalhados

Desigualdades sociais;
Manipulação da mídia;
Pobreza.

Tecnologias e mídias utilizadas

Internet;
Texto e Poema reprografados;
Documentário e mídia digital;
PowerPoint;
Registros digitais

Duração das atividades

4 horas/aula

Conhecimentos

Quadro das desigualdades no Brasil e na Índia, em suma, em todo o mundo;
Agravamento da situação de desigualdade social entre os cidadãos

Atitudes e Procedimentos que os alunos aprenderam

Valorização do ser humano;
Reflexão sobre a influência da mídia;
Tomada de postura crítica frente às diferenças sociais existentes;
Elaboração e apresentação de PowerPoint sobre o assunto.

Observou-se que os alunos demonstraram grande interesse na realização das atividades propostas, pois, puderam ler, assistir e posicionar-se criticamente frente às questões das desigualdades no mundo. Em seguida criar PowerPoint sobre o assunto da aula, trabalho este, realizado no laboratório de Informática da escola. O documento foi compartilhado pela turma e concluiu-se sobre a importância de uma postura comprometida com os processos sociais para uma melhoria dessas diferenças. Os alunos também puderam refletir sobre o ter e o ser, considerando aqui a necessidade de valorização do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário