sexta-feira, 31 de julho de 2009

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Segundo Dawbor, o professor hoje precisa repensar o seu papel na Educação. Porque novas formas de pensar, agir e de comunicar-se são introduzidas como hábitos corriqueiros. Nunca tivemos tantas alterações no cotidiano, mediadas por múltiplas e sofisticadas tecnologias. As tecnologias invadem os espaços de relações, mediatizando estas e criando ilusão de uma sociedade de iguais, segundo um realismo presente nos meios tecnológicos e de comunicação. Por isso, nós professores, devemos conhecer e entender sobre essas novas tecnologias para melhor interagir com nossos alunos.

POSTURA DA ESCOLA DIANTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS




Independente da modalidade de ensino o que parece nítido e evidente é que nosso mundo contemporâneo já não comporta mais a idéia, que por muito tempo esteve arraigada no meio educacional, de que o professor, dono do conhecimento, repassa aos alunos por meio de aula expositiva parte do seu saber, cabendo a estes, tão somente colher e acumular informações. Há que se buscar, portanto, novas atitudes e posturas e, tanto professores quanto alunos, devem se adaptar às exigências de um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia. O cenário atual requer a superação do método da transmissão de conhecimentos do professor para o aluno, além da ruptura da segmentação e do fracionamento para a busca de um ensino mais contextualizado e, por conseguinte, mais adequado às exigências do mundo do trabalho. Neste contexto de transformações, observa-se, ainda, por parte de muitos professores, um perfil muito conservador e uma forte resistência ao novo.

IDENTIDADE DO PROFESSOR NA SOCIEDADE ATUAL

A profissão de professor, como as outras, emerge em dado contexto e momento histórico, como resposta a necessidades apresentadas pelas sociedades, adquirindo estatuto de legalidade. E o professor se enquadra neste contexto, nesta organização social, pois a educação ocorre na realidade a qual ele está inserido. Este profissional não irá inventar um espaço próprio para exercer a sua profissão à revelia. Ele está nesta dinâmica histórica e é nesta complexidade que a identidade do professor se constrói

QUEM SOU EU COMO PROFESSORA APRENDIZ?





Sou professora e confio no meu trabalho de educadora. A minha missão é transmitir conhecimentos, valores éticos e morais, orientar, apoiar, despertar habilidades e dons. É criar oportunidades ampliando caminhos, onde cada um dos meus alunos possa descobrir e desenvolver o seu próprio potencial, tornando-as indivíduos capazes e seres humanos realizados e felizes.Compreendo o valor da educação e do educador e para corresponder às necessidades dos educandos busco aprimorar sempre os meus conhecimentos, através da leitura, cursos, diálogo com colegas e alunos, ouvindo sugestões e opiniões.
Tendo consciência e experiência de que é impossível saber tudo e por isso mesmo precisamos cada vez mais e continuamente buscar conhecimentos e informação.

MINHA APRESENTAÇÃO




Olá turma!!!
Sou Maria Conceição Borges Nascimento, sou graduada em Licenciatura Plena em Letras e pós graduada em Séries Inicias. Sou Matogrossense, casada, tenho dois filhos maravilhosos e resido em Alto Araguaia. Atualmente estou trabalhando com Lingua Portuguesa na Escola Carlos Hugueney. Estou adorando o curso e espero que todos estão sentindo o mesmo.